Sheet Music Plus Easy Rebates
Menu do site

clique na imagem ou ícone abaixo para acessar a partitura do concerto para violino em ré maior do autor deste site disponível no site www.sheetmusicplus.com




Primeiras lições de violino - posicionamento do segundo e do terceiro dedos e corda mi solta

O posicionamento do segundo dedo

O segundo dedo da segunda corda corresponde, para a finalidade desta lição, à nota dó sustenido, que se escreve no terceiro espaço do pentagrama,  contando de baixo para cima. Mas o que é sustenido? E por que aprender aqui o dó sustenido e não o dó natural (normal)? Sustenido, representando pelo símbolo # é uma qualidade da nota, seja ela dó ou qualquer outra, que a eleva em meio tom. Ou seja, a deixa meio tom mais aguda do que o normal. Por enquanto, não se preocupe em entender perfeitamente o conceito de sustenido ou meio-tom, pois não é necessário para o nosso objetivo neste site. O dó que vamos aprender deve ser sustenido, porque a primeira música que vamos aprender (um trecho de um famoso tema da nona sinfonia de Bethoven) contém vários dós sustenidos. Também é importante, porque o dó sustenido é usado em todas as primeiras músicas do método Suzuki.

O segundo dedo deve ser colocado sobre a segunda corda, de maneira que a distância entre ele e o primeiro dedo seja, aproximadamente, a mesma distância entre o primeiro dedo e a pestana, conforme a figura abaixo.

 

 

Para encontrar a afinação correta do segundo dedo, usando o afinador eletrônico, faça um procedimento semelhante ao que fez para afinar o primeiro dedo. Só que desta vez, você deverá tentar fazer aparecer a letra C#. Depois que aparecer C#, tente ajustar o traço que indica se a afinação está abaixo ou acima da marca, a qual indica que a afinação está perfeita.

Após conseguir a afinar o dó sustenido, na segunda corda, toque o exercício a seguir da mesma forma como fez com os anteriores.

 

O posicionamento do terceiro dedo

O terceiro dedo da segunda corda corresponde à nota ré, quarta linha do pentagrama. Ao contrário dos dedos anteriores, o terceiro dedo deve ficar junto (vizinho) ao segundo dedo, conforme a figura abaixo. Para encontrar a sua afinação tente fazer aparecer a letra D, que corresponde à nota ré, no afinador eletrônico.

 

Em seguida, toque o exercício abaixo com a nota ré.

 

 

A corda mi solta

A última nota que vamos aprender será mais fácil (ou menos difícil!). Trata-se da nota mí, que corresponde à primeira corda solta do violino. Para tocar a corda mi, o braço direito deverá baixar um pouco, de forma que o braço e o antebraço fiquem no mesmo plano do arco (nivelado). Faça o exercício abaixo para treinar a corda mi.

 
Formulário de Login







Pesquisar

Amigos do site
  • Crie seu site gratuitamente
  • Desktop Online
  • Jogos Online Gratuitos
  • Vídeo Tutoriais
  • Tags HTML
  • Kits de Navegação

  • Copyright MyCorp © 2020Crie um site grátis com o uCoz