Sheet Music Plus Easy Rebates
Menu do site

clique na imagem ou ícone abaixo para acessar a partitura do concerto para violino em ré maior do autor deste site disponível no site www.sheetmusicplus.com




Grandes violinistas

Listar os maiores violinistas de todos os tempos não é tarefa fácil. Na verdade, trata-se de uma questão subjetiva, e nem se pretende fazê-lo aqui. O objetivo é apenas mostrar alguns dos mais famosos ou virtuosos violinistas. Assista aos vídeos de links externos, e veja um pouco da beleza, do virtuosismo e do que se é capaz de tocar no violino. Não é a toa, que muitos o consideram o mais fascinante dos instrumentos musicais.

1.  Niccolò Paganini (1782–1840): É por muitos considerado o maior violinista de todos os tempos. Embora não haja gravações de suas performances, sua obra escrita para violino revolucionou as possibilidades técnicas existentes, até então. O virtuosismo das obras de Paganini é tão notável que, até hoje, elas estão entre o que há de mais difícil já escrito para este instrumento. Para se ter uma idéia da genialidade de Paganini, conta-se que, certa vez, numa ocasião em que ele tocava sozinho para o público, sem acompanhamento de qualquer outro instrumento, um cego, na plateia, perguntou a alguém ao seu lado: afinal, quantos violinos estão tocando, dois ou três? Diziam as más linguas da sua época que o talento de Paganini era fruto de um pacto com o Diabo. No vídeo abaixo, o violinista Nikolay Madoyan apresenta em sequência os 24 caprichos de Paganini. Esta é uma peça composta para o violino apenas, sem qualquer acompanhamento.

2.  Pablo de Sarasate (1844–1908): Além de violinista, foi compositor, tendo composto inúmeras peças para o violino e piano, e violino, piano e orquestra. É o autor de uma peça que, até hoje, é um desafio para qualquer violinista que se disponha a executá-la com perfeição, sobretudo, nas partes rápidas e agudas: Zigeunerweisen. No vídeo abaixo, o violinista Leonid Kogan interpreta esta peça, que tem um estilo de música cigana.

 

3.  Jascha Heifetz (1901–1987): Considerado talvez dentre os dois ou três maiores virtuosos de que se tem conhecimento, de todos os tempos, Heifetz era notável por sua técnica extremamente apurada, que lhe permitia executar, com facilidade e precisão inigualáveis, as mais difíceis peças para violino. Tamanha era sua perfeição técnica e domínio do instrumento, que alguns críticos consideravam sua performance mecânica, sem expressão. O vídeo a seguir apresenta Heifetz, executando o mais famoso dos Caprichos para violino de Paganini, o de nº 24. O tema é exposto uma vez, de forma singela. A partir daí, seguem inúmeras variações sobre ele, explorando, ao máximo, as possibilidades técnicas do violino.


4.  David Oistrakh (1908–1974): Foi muito respeitado como grande violinista, tendo muitas obras escritas para violino dedicadas a ele, dentre elas o concerto de violino de khachaturian, e dois concertos de Shostakovich. Nascido na então União Soviética, onde hoje é a Ucrânia, teve o grande privilégio de tocar em sete dos violinos fabricados pelo famoso luthier Antonio Stradivari, pertencentes, à União Soviética. Logo abaixo, ele interpreta o primeiro movimento do Concerto para Violino de Tchaikovsky.

5.  Yehudi Menuhin (1916–1999): Considerado um dos grandes violinistas do Século XX, foi vencedor de inúmeros prêmios internacionais, como violinista.  Nascido nos Estados Unidos, tornou-se cidação suíço, mas sempre retornou à terra natal. Grande virtuoso, já aos sete anos de idade solou pela primeira vez, com a Orquestra Sinfônica de São Francisco. Era bastante eclético, tendo feito gravações de jazz, com Stéphane Grappelli, e álbuns de música oriental. No vídeo a seguir traz o Concerto para Violino de Beethoven.

6.  Jean-luc Ponty (1942–  ): Mestre do violino na área de jazz e rock. Revolucionou o uso do violino nestes estilos de música. Quando criança estudou violino clássico. Era violinista de orquestra quando, participando de uma banda de jazz que tocava em festas, sua carreira mudou completamente, tornando-se talvez, o maior violinista de jazz de que se tem notícia.

7.  Itzhak Perlman (1945–  ): Nascido em Israel, mudou-se para os Estados Unidos onde ainda vive. Além de violinista clássico, e notável professor, também gravou álbum de jazz. Possuiu, um a após o outro, três violinos Stradivarius e depois, também um Guarnieri del Gesù. Já esteve no Brasil, algumas vezes, tendo concedido entrevista a Jô Soares. Seu repertório é bastante variado. Neste vídeo, nos brinda com uma interpretação do tema da Lista de Schindler. 

8.  Anne Sophie Mutter (1963–  ): Nascida na Alemanha Ocidental, após ganhar vários prêmios como violinista, foi dispensada dos estudos regulares para se dedicar exclusivamente ao estudo do violino. Embora grande parte de seu repertório seja clássico,  é mais conhecida pelas obras contemporâneas para violino, tendo muitas delas sido dedicadas a ela. Possui dois violinos Stradivarius. O vídeo apresenta um bela performance do Concerto nº 4 de Mozart para Violino em Ré Maior.

 


9.  Vanessa Mae (1978–  ): Inicialmente de formação clássica, nascida em Singapura e hoje cidadã britânica, tornou-se popular por sua fusão de música clássica com popular. Faz muito sucesso com seus concertos e gravações, tendo vendido milhões de cópias de discos e se tornado uma das mulheres mais ricas do Reino Unido. Alguns críticos consideram sua técnica rudimentar. A música tocada neste vídeo não foi composta para violino. Trata-se de um arranjo para violino e orquestra, da Tocata e Fuga em ré menor para órgão de tubo, da autoria de Johann Sebastian Bach.


Formulário de Login







Pesquisar

Amigos do site
  • Crie seu site gratuitamente
  • Desktop Online
  • Jogos Online Gratuitos
  • Vídeo Tutoriais
  • Tags HTML
  • Kits de Navegação

  • Copyright MyCorp © 2020Crie um site grátis com o uCoz