Sheet Music Plus Easy Rebates
Menu do site

clique na imagem ou ícone abaixo para acessar a partitura do concerto para violino em ré maior do autor deste site disponível no site www.sheetmusicplus.com




Noções de teoria musical - terceira parte

O tempo e o ritmo de uma peça musical

Provavelmente, ao assitir um show, ou a televisão, ou DVD, você já viu um cantor pedir à platéia para acompanhar a música que estava sendo cantada, batendo palmas e cantando junto com ele. As palmas marcam o tempo, a pulsação da música. Você também já deve ter ouvido falar que se deve "dançar conforme a música". Como se vê, o tempo é um dos elementos essenciais da música, qualquer que seja o seu estilo. Experimente cantar várias músicas estalando os dedos ou batendo palmas e você perceberá que todas as músicas possuem tempo, embora que diferentes. O tempo não é a mesma coisa que o ritmo da melodia (quando cantamos a letra da música). Ao cantar uma música batendo palmas, notamos que o tempo é constante. A ritmo da melodia (a letra), não. O tempo é como o tic-tac de um relógio, contínuo e sempre igual. Já as notas do ritmo da melodia, costumam ser diferentes. Geralmente, na maioria das músicas, algumas notas do ritmo da melodia (letra) são mais longas que outras. O tempo de uma música também indica sua velocidade e é assinalado pelo número de semínimas por minuto.

Portanto, a música é formada por uma sucessão de pulsações (batidas) que chamamos de tempo. Como dissemos, os tempos se assemelham ao tic-tac de um relógio. Curiosamente, os tempos geralmente são agrupados em quantidades pequenas: dois, três, quatro, etc, formando os compassos. Portanto, se o compasso de uma música for binário (dois tempos por compasso), por exemplo, tal música será formada por uma sucessão de compassos de dois tempos.  Em movimentos de dança, e em academias de ginástica, ao acompanhar uma música, costuma-se contar o tempo assim: "um, dois, três, quatro, um, dois, três, quatro, etc." A valsa é dançada em grupos de três tempos: "um, dois, três, um, dois, três, etc". Lembre-se que a noção do tempo não se confunde com as notas de ritmo de uma melodia, que será o objeto de estudo a seguir, em figuras musicais.

Figuras musicais

Ao contrário do tempo, que apenas marca a pulsação da música, as figuras musicais são essenciais para se tocar a melodia e a harmonia, pois determinam a duração das notas. A figura musical mais longa, usada, atualmente, é a semibreve. A segunda figura mais longa é a mínima, que dura a metade de uma semibreve. A próxima figura é a semínima, que dura a metade de uma mínima. A figuras seguintes também duram a metada da imediatamente anterior. São elas a concheia, a semicolcheia, a fusa e a semifusa. Em termos de fração, a semibreve corresponde a um inteiro, a mínima a 1/2, a semínima a 1/4, a colcheia a 1/8, a semicolcheia a 1/16, a fusa a 1/32 e a semifusa a 1/64. Veja, abaixo, as figuras musicais e suas durações representadas pelas barras de cor alaranjada. 


 

Sendo assim, usando uma linguagem matemática, podemos dizer que, em termos de duração do som, uma semibreve é igual à soma de: 2 mínimas, ou 4 semínimas, ou 8 colcheias, ou 16 semicolcheias, ou 32 fusas ou 64 semifusas, ou qualquer outra combinação de figuras, cuja soma seja igual a uma semibreve. Veja, abaixo, a equivalência entre a semibreve e as demais figuras musicais. Observe também, as figuras com haste e cauda (bandeirolas) () como, por exemplo, a colcheia (). Quando estas figuras se repetirem juntas umas das outras, as suas caudas serão ligadas. Ou seja, . O mesmo ocorre com as semicolcheias, fusas e semifusas.

Finalizando esta parte, é importante lembrar das pausas. Como vimos, na primeira parte, a música também é feita de pausas. A duração das pausas corresponde à duração das figuras musicais. É interessante saber que a pausa também marca o tempo da música. Numa melodia, podemos ter, alternamente, tempos com notas e tempos com pausa. A figura seguinte apresenta a equivalência entre notas e pausas:

 

Formulário de Login







Pesquisar

Amigos do site
  • Crie seu site gratuitamente
  • Desktop Online
  • Jogos Online Gratuitos
  • Vídeo Tutoriais
  • Tags HTML
  • Kits de Navegação

  • Copyright MyCorp © 2020Crie um site grátis com o uCoz