Sheet Music Plus Easy Rebates
Menu do site

clique na imagem ou ícone abaixo para acessar a partitura do concerto para violino em ré maior do autor deste site disponível no site www.sheetmusicplus.com




Primeiras lições de violino – cordas soltas

Já vimos a postura correta de segurar o violino e o arco, assim como as noções de teoria musical, e agora, nesta parte, passaremos para produção de som, com o arco. Se você ainda não sabe estes passos anteriores, sugere-se que olhe as outras páginas deste site, ou talvez não consiga entender a lição desta página.

Corda solta (lá)

Vamos começar tocando a segunda corda solta do violino. O som desta corda corresponde à nota lá que foi estudada nas noções de teoria musical, ou seja, a nota fica no segundo espaço inferior do pentagrama. Identifique, na figura à direita, a corda lá.

O arco deverá ser passado sobre a corda lá, no meio do espaço entre o cavalete e o espelho (madeira de cor preta). Começaremos no talão, e passaremos o arco sobre a corda até próximo à ponta. Deve-se evitar passar o arco muito perto do cavalete, caso contrário o som ficará áspero. Ao passar o arco sobre a corda lá, ele deverá permanecer paralelo ao cavalete, desde o talão até à ponta. Uma dica para conseguir isto, é olhar-lhe em um espelho grande, enquanto toca. Na medida do possível, tente conseguir um som constante e limpo (Ouça aqui). Tente evitar tocar de forma àspera (Ouça aqui som àspero).

A figura abaixo demonstra duas coisas importantes: a região entre o cavalete e o espelho destacada com o colchete azul e a posição paralela do arco com o cavalete realçada com a linha verde.

Muita atenção para não tocar em mais de uma corda. Deve-se tocar apenas no corda lá (a segunda corda).

 

 No pentagrama abaixo, constam os oito primeiros compassos do Exercício nº 1 do Método de Violino de Maia Bang. Cada semínima corresponde a um movimento do arco (arcada), começando para baixo, depois para cima, alternadamente. São oito grupos (compassos) de quatro semínimas. Mas observe que há uma barra de repetição no final (sinal de dois pontos). Isto significa que tudo dever ser tocado duas vezes sem interrupção.

Observe o arco. Deverá ser usada, em cada arcada, a região do arco entre as letras A e B. O tempo (velocidade de cada nota) será de 60 semínimas por segundo. Se preferir usar um metrônomo, clique aqui. Cada semínima deverá ser tocada no tempo de uma batida do metrônomo. Mentalmente, conte de um até quatro, em cada compasso. Não conte todos os tempos em sequência até 64, pois poderá se perder na contagem. Lembre-se de começar no ponto A, com a primeira arcada para baixo.

 

 

Veja também o vídeo abaixo de um link externo, em inglês. Mas, atenção, o trecho que estudamos aqui corresponde apenas à primeira parte do vídeo. Nete vídeo, antes de tocar o exercício, o professor afina o violino com um diapasão eletrônico. Observe que a região do arco entre os pontos A e B da figura acima está marcada com adesivos brancos, no arco. Observe também como o arco permanece paralelo ao cavalete em todas as notas tocadas, seja com o arco para cima ou para baixo. Uma dica para conseguir isto é, enquanto fizer a arcada para cima, olhar para a mão esquerda e aproximá-la na direção do rosto. E enquanto fizer o arco para baixo, afaste a mão esquerda para a frente. Isso ajuda a manter a arcada reta, nos dois sentidos (cima e baixo).

Revise detalhadamente todas as instruções passadas acima. Pois há uma tendência de o aluno esquecer ou não perceber algum aspecto importante. Pratique de frente para um espelho e corrija todos os erros, o quanto antes possível. Atenção especial para evitar os seguintes erros:

  • permanecer com a arcada torta;
  • esbarrar em mais de uma corda enquanto toca;
  • fazer pausas entre as notas;
  • não segurar o violino na posição horizontal;
  • tocar com um som "raspado";
  • segurar o arco de forma errada.

CONTINUAR (Colocação do  primeiro dedo)

Formulário de Login







Pesquisar

Amigos do site
  • Crie seu site gratuitamente
  • Desktop Online
  • Jogos Online Gratuitos
  • Vídeo Tutoriais
  • Tags HTML
  • Kits de Navegação

  • Copyright MyCorp © 2020Crie um site grátis com o uCoz