Sheet Music Plus Easy Rebates
Menu do site

clique na imagem ou ícone abaixo para acessar a partitura do concerto para violino em ré maior do autor deste site disponível no site www.sheetmusicplus.com




As orientações aqui repassadas visam apenas preparar melhor o aluno, para as primeiras aulas presenciais de violino, com um professor. Não se trata de um curso de violino, mas apenas de dicas úteis sobre postura, movimento do arco em corda livre e o posicionamento do primeiro, segundo e terceiro dedos, na primeira posição.

Partes do violino e do arco


A primeira coisa que se deve aprender sobre o violino, antes mesmo de tocar as primeiras notas, são os nomes das suas partes e peças, como mostram as figuras ao lado direito e abaixo. Conhecê-las, o quanto antes é importante pois, à medida em que formos estudando, será necessário fazer referência a elas.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A postura

 O violino deve ser segurado com firmeza, mas sem exercer muita força, com o corpo ereto, prendendo-se entre o lado esquerdo do queixo e o ombro esquerdo. O queixo deve ser apoiado sobre a queixeira. O ombro esquerdo deve, dentro do possível, permanecer relaxado. O instrumento deve ser segurado com firmeza, na posição horizontal, de forma que se possa fazê-lo, sem o uso de qualquer uma das mãos. Ver figura abaixo.

 

 


Algumas pessoas preferem também usar um acessório chamado espaleira que é um peça para apoio, geralmente feito de metal e borracha, afixado na parte trazeira inferior do violino, que se apoia no ombro esquerdo. A espaleira, portanto, posiciona-se entre o violino e o ombro, ao passo que a queixeira, entre o violino e o queixo. A finalidade da espaleira é proporcionar maior firmeza e conforto, sendo porém rejeitada por muitos violinistas.

Os pés devem ficar levemente separados, proporcionando mais equilíbrio. O violino deve ficar virado levemente, para a esquerda. Aprenda bem a postura correta. Vícios adquiridos nesta fase são difíceis de corrigir, posteriormente.

A mão esquerda ficará posicionada no braço do violino, com os dedos voltados para cima, próximo à extremidade inicial do espelho, ou seja, perto da pestana. O braço do violino ficara entre o dedo polegar e o indicador. Muito importante é manter o espelho na mesma linha da base do dedo indicador, ou seja, nivelado com o início da falange (Clique para ver figura). O pulso esquerdo deverá manter-se nivelado com o braço (reto). Não se deve dobrar o pulso, nem para dentro, nem para fora. (Clique para ver: figura 1, figura 2, figura 3). Muita atenção para manter o violino na posição horizontal. É um erro frequente o aluno deixá-lo pendendo para baixo.

 

O arco

Antes de usar o arco, deve-se apertar o parafuso no sentido horário (ver figura Partes do Arco no alto), para esticar a crina. O arco só dever ser usado com a crina esticada. A crina deve ser esticada até que o espaço, no meio do arco, entre a crina e a madeira seja, no máximo, de um centímetro. Após o estudo, a crina do arco deve ser afrouxada. Para que o arco produza um som adequado, deve-se aplicar breu sobre toda a extensão da crina, até que ela grude na corda, produzindo um som limpo, sem falhas (Ver vídeo).

O arco deverá ser segurado com a mão direita. É fundamental aprender a posição correta desde o início, pois não é toa que essa posição tem sido usada por muitos anos. Ela dá flexibilidade ao pulso direito, o que é essencial para a produção de um som perfeito. Além disso, é impossível realizar alguns estilos de arcada como o sautille, sem um pulso que permita flexibilidade de movimento.

O arco é segurado no talão. Os dedos médio e anular ficarão juntos. O indicador ficará um pouco afastado do dedo médio e, em forma de gancho, deverá envolver (.agarrar) o arco, como este fosse um gatilho. A ponta do dedo mínimo ficará apenas pousando levemente sobre o arco, sem o envolver, ao contrário do que ocorre com o indicador (Ver figura). O polegar fará oposição aos dedos médio e anular, ou seja, ficará do outro lado, na mesma altura do talão (Ver figura). Treine bastante a posição correta, antes de tentar tirar qualquer som do violino.

Cabe aqui um comentário curioso sobre este assunto. É comum vermos, em revistas ou comerciais de televisão, ou mesmo em filmes, modelos, atores ou apenas figurantes supostamente tocando violino. Porém, só aqueles que conhecem a forma correta de segurar o arco do violino, imediatamente, percebem que a "bela modelo” da fotografia não toca violino, pois segura o arco de forma totalmente errada.

 

 

Formulário de Login







Pesquisar

Amigos do site
  • Crie seu site gratuitamente
  • Desktop Online
  • Jogos Online Gratuitos
  • Vídeo Tutoriais
  • Tags HTML
  • Kits de Navegação

  • Copyright MyCorp © 2020Crie um site grátis com o uCoz