Sheet Music Plus Easy Rebates
Menu do site

clique na imagem ou ícone abaixo para acessar a partitura do concerto para violino em ré maior do autor deste site disponível no site www.sheetmusicplus.com




Primeiras lições de violino - Posicionamento do primeiro dedo

 

 

Se você já aprendeu corretamente o exercício da corda lá solta, vamos aprender a posicionar o primeiro dedo na corda lá. Lembre-se que, na escala ascendente, após a nota lá vem a nota si. Portanto, o primeiro dedo corresponde à nota si.

 

Ocorre que o espelho do violino é liso e não possui trastes como o do violão. O violinista deve, portanto, "adivinhar” a posição das notas. Para tocar a nota si, o primeiro dedo (o indicador da mão esquerda) deve ser posicionado, no espelho do violino, a uma distância de cerca de 3cm da pestana, em um violino tamanho adulto. O dedo deve ficar em forma de arco (arredondado) pressionando a corda lá (ver figura abaixo).


Para um violino menor, deve ser um pouco menos. Existem acessórios (marcadores) que podem ser fixados no violino para indicar a posição dos dedos. Até mesmo fita adesiva pode ser usada para isso. O ideal é que o professor faça as marcações para a afinação fique correta.

Outra forma de encontrar a posição correta é usando um afinador eletrônico. Neste caso é importante saber que, na maioria dos afinadores, a nota lá é representada pela letra A e nota si, pela letra B. É essencial que a corda lá já esteja corretamente afinada (reveja aqui como afinar a corda lá). Sendo assim, siga os procedimentos abaixo para afinar o primeiro dedo:

  • Procure um ambiente sem ruídos ou sons de televisão, música, etc que possam interferir no afinador eletrônico;
  • Posicione o primeiro dedo, na segunda corda, a cerca de 3cm da pestana do violino;
  • Toque com o arco, na segunda corda, entre o cavalete e o espelho;
  • Verifique que letra aparece no afinador eletrônico;
  • Se aparecer a letra A, suba o dedo um pouco em direção ao seu rosto;
  • Quando aparecer a letra B, ajuste a posição do dedo, mais um pouco para cima ou para baixo, conforme o caso, para que o dedo fique na posição exata da afinação perfeita. Em alguns afinadores eletrônicos, a afinação correta é indicada por um traço, mas em outros, apenas por uma luz verde ou vermelha.

 

 

Veja no vídeo no link em seguida, os procedimentos acima. Esses procedimentos exigem um pouco de paciência e treino até você conseguir encontrar com a posição correta do primeiro dedo. Muita atenção: no vídeo, desconsidere a letra C que aparece no afinador. Preocupe-se apenas em visualizar as letras A (lá) e B (si), que vão aparecer à direita da letra C. Elas é que indicam que nota está sendo tocada. Observe, támbém como inicialmente aparece a letra A (lá), o que indica que a afinação está errada (baixa). Depois, o dedo vai subindo, até aparece B (si). Depois que a letra B aparece, no vídeo, ainda é feito o ajuste para que a marca indicadora fique na altura em que acende a luz verde. Só então chegou-se à afinação perfeita do primeiro dedo (a nota si). (VER VÍDEO).

Depois de conseguir afinar o primeiro dedo, toque o exercício abaixo, com a nota sí (terceira linha do pentagrama), da mesma forma como fez com a corda lá solta.

 

 

Formulário de Login







Pesquisar

Amigos do site
  • Crie seu site gratuitamente
  • Desktop Online
  • Jogos Online Gratuitos
  • Vídeo Tutoriais
  • Tags HTML
  • Kits de Navegação

  • Copyright MyCorp © 2020Crie um site grátis com o uCoz