Menu do site

Categorias da seção

Categorias do canal

Estatísticas

Tipos de grupos musicais com violino

O violino é um instrumento bastante versátil e conhecido. Embora seja usado principalmente na música clássica, também é comum encotrá-lo na música folclórica de alguns países, como a Irlanda, ou mesmo em grupos de rock, na sua versão elétrica. Mesmo na música popular, o violino encontra seu espaço, haja vista que é usado em muitas músicas, nos arranjos da orquestra, incluindo vários estilos como baladas, bossa-nova, country, samba, romântica, etc. Seu papel varia muito, de protagonista, com solos, a um discreto fundo musical. A sua participação em conjuntos musicais é bastante variada, quanto ao número de violinos. Grupos como a orquestra clássica, contêm um grande número de violinos, haja vista a necessidade de maior volume sonoro. Curiosamente, numa orquestra, dependendo da configuração da obra a ser executada, pode haver apenas duas flautas, porém até trinta violinos (incluindo primeiros e segundos violinos). Ou seja, em termos de volume sonoro, o violino não se destaca muito, entre os instrumentos musicais, havendo portanto, a necessidade de um grande número deles para compensar essa deficiência. Por outro lado, dado a sua extensão, que vai à região aguda, é muito usado para executar a melodia, sendo um dos instrumentos preferidos, para esta finalidade, por compositores e arranjadores. Nesta seção, veremos alguns dos grupos musicais que o violino integra.

 

A orquestra barroca

A orquestra do período barroco não possuia uma padronização quanto à instrumentação e tamanho da orquestra. Na verdade, as obras escritas para orquestra, neste período apresentam grande variedade de instrumentos. Até mesmo um único compositor, compôs obras para orquestras de diferentes configurações, a exemplo de Joahnn Sebastian Bach, com seus Concertos Brandeburgueses. Bach escreveu obras também para pequenas orquestras. Corelli, por outra lado, é o autor de obras para um grande número de instrumentistas, podendo chegar até 80 músicos. Por outro lado, nem todos os instrumentos hoje existentes haviam sido inventados. O saxofone, por exemplo, usado na orquestra moderna, não existia na orquestra barroca. Um característica marcante da orquestra barroca é o Baixo Contínio. Trata-se da parte mais grave da harmonia, tocada continuamente, porém, com anotações de números para indicar os acordes a serem tocados, geralmente por um instrumento de teclas, como o cravo. Nesta época o velho cravo reinava, nas orquestras, sem a presença do piano.

Na orquestra barroca, dependendo da obra, o violino desempenha papel de destaque como solista, no caso dos concertos para violino, a exemplo do conjunto de quatro concertos para violino de Antonio Vivaldi, chamado "As Quatro Estações". Muitos compositores barrocos escreveram concertos para violino solo, ou dois violinos solistas, acompanhados pela orquestra. A dificuldade técnica destes concertos, é menor, se comparados a concertos da época romântica ou moderna. O arco do violino, até então (no Barroco), não havia atingido o seu formato atual, que aumenta as possibilidades técnicas.

Mesmo quando não era o instrumento solista, o violino se destacava, ao "contracenar" com o instrumento solista, pois frequentemente, por ser um instrumento agudo e bastante lírico, cabia-lhe a exposição do tema antes da aparição do instrumento solista.


As orquestras clássica e moderna

Com o passar dos séculos, o tamanho das orquestras aumentou, gradativamente, acrescentando, também, novos instrumentos, inclusive de percursão. A quantidade de violinos também aumentou. Enquanto que algumas obras barrocas podem ser executadas por seis violinos (três primeiros violinos e três segundos violinos), a orquestra moderna comporta até trinta violinos, sendo dezesseis primeiros violinos e quatorze segundos violinos. Os violinistas posicionam-se de dois em dois, por estante (aparato usado para afixar a parte do músico). Os primeiros violinos tocam em registros mais agudos que os segundos violinos. Usando uma analogia com um coro de vozes, pode-se dizer que o primeiro violino, geralmente, executa a voz soprano, enquanto que o segundo violino, o contralto. Numa orquestra, os instrumentos de corda são chamados de "espinha dorsal", haja vista que desempenham um papel de muita importância. De fato, é comum as cordas, na maior parte do tempo, exporem a melodia, enquanto, os instrumentos de sopro (madeiras e metais) fazem a harmonia. Isso não é uma regra, apenas ocorre com frequência, posto que o tema, geralmente é desenvolvido por varios naipes, incluindo madeiras e metais. Na figura abaixo, os primeiros violinos estão destacados na cor azul, os segundos violinos, em amarelo.

 

O spalla é o principal instrumentista da orquestra. É a figura de maior importância, abaixo do maestro. O spalla é sempre o violinista posicionado na primeira estante do naipe dos primeiros violinos, mais próximo à audiência. Na figura figura ao lado, é o violino realçado com a linha pontilha e fundo verde. Cabe a ele iniciar a afinação dos instrumentos da orquestra, a partir do diapasão tocado pelo oboé.

Em uma orquestra, a disciplina e atenção são essenciais. Todos os instrumentos de arco que tocam a mesma parte devem executar as mesmas arcadas. Ou seja, devem mover os arcos em sincronia, todos para cima e todos para baixo, conforme as indicações de arcada, na parte de cada naipe. Todos os instrumentistas da orquestra devem observar as marcações da dinâmica, como tocar forte, piano, crescendo, diminuindo, etc. Também devem observar a regência, seguindo o maestro, em sua condução da música.

 

Quartetos de corda, trios, duos

Desde a época da invenção do violino até hoje, tem sido escritas peças para pequenos grupos de instrumentos que incluem o violino. São obras para quartetos, trios e duos. Muitos compositores clássicos escreveram obras para quarteto de cordas, dentre eles, Haydn, Mozart, Bethoven, Mendelssohn, Smetana, Dvorak, Sibelius, Bartók e Shostakovich. Os quartetos de corda de Bethoven são um dos pontos autos da musicografia do gênero. A formação mais comum dos quartetos de corda é de um primeiro violino, um segundo violino, uma viola clássica e um violoncelo.

Música tradicional européia e americana

O violino também é importante na música folclórica de alguns países da Europa e das Américas. Na Grã-Bretanha, na Irlanda e nos Estados Unidos, é conhecido como fiddle, que na verdade, é qualquer instrumento tocado com arco. A tradição britânica de fiddle envolve vários estilos como o inglês, o escocês e a tradição highland, cada um com características próprias. Alguns usam improvisação, outros, ritmo sincopado, e outro consiste em harmonização no estilo da escala da gaita de fole. O estilo Irlandês inclui Mazurkas, e danças de influências escocesas, polkas. Alguns estilos são rápidos, outros mais lentos e com ornamentos. Também há tradições em outros países como Austria, França, Hungria, Polônia, Portugal e na região da Escandinávia. Na América do Norte, é comum no Canadá, com várias tradições e, nos Estados Unidos, o fiddle é popular com o blues, o old-time e o country. Também no Brasil, o fiddle faz parte da cultura popular, com a famosa rabeca, muito usada em manifestações da música popular nordestina, e na música armorial.

Bandas de rock e jazz

O violino foi primeiramente usado no rock com o movimento Art Rock que experimentou o uso de instrumentos clássicos no rock. Alguns exemplos de bandas de rock foram Jefferson Airplane, Fairport Convention, e John Mayalls Bluesbreakers.  No estilo jazz, Jean-luk Ponty, notabilizou-se pela forma inovadora de tocar o violino, tendo uma carreira artística promissora com a gravação de albuns de grande sucesso.

Bandas de rock usam violinos elétricos com captadores de som que são ligados a um amplificador ou mesa de som. Ao contrário do violino acústico que possui formato padrão, com medidas rígidamente definidas, devendo ser fabricado de madeira, o formato e os materiais empregados no violino elétrico são livres. Hoje, no mercado, existem violinos elétricos dos mais variados e exóticos formatos e materiais.

Formulário de Login

Pesquisar

Amigos do site
  • Crie seu site gratuitamente
  • Desktop Online
  • Jogos Online Gratuitos
  • Vídeo Tutoriais
  • Tags HTML
  • Kits de Navegação

  • Copyright MyCorp © 2017Crie um site grátis com o uCoz